sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Telefone pisca-pisca

Para quem ainda não sabe o que pensar sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos, em torno do qual a imprensa tem feito um esforço extraordinário para criar polêmica (enquanto não morrer outro Michael Jackson, a pauta jornalística fica uma pobreza...), a cientista política, historiadora e jornalista, especialista  em eleições, partidos políticos e Estado brasileiro, comentarista política da Rádio CBN e da Globonews, âncora do CBN Rio, Lucia Hippolito, transmite de forma clara e didática a sua importante opinião sobre o caso.



Para que nenhum detalhe dessa brilhante lição seja ignorado, vou transcrever o áudio:

ROBERTO NONATO: Oi, Lucia Hippolito, boa noite.

LUCIA HIPPOLITO: Boa noite, Nonato. Boa noite, ouvintes da CBN.

ROBERTO NONATO: Bom, Lucia... O presidente Lula assinou o decreto que cria um grupo para elaborar o anteprojeto da Comissão da Verdade, sobre violações de direitos humanos no regime militar. E, para tentar resolver aquela crise entre os ministros da Defesa e dos Direitos Humanos, o texto não usa a palavra ‘repressão’, Lucia. É uma tentativa de apagar o incêndio entre os ministros, né?

LUCIA HIPPOLITO: Olha, Lolito (???), eu... eu... eu, particularmente, acho uma coisa muito complicada. Acho que o presidente cometeu um... um... um erro político... no sentido de co... de cometer um moonte de... de... de... erros... É... De... de... de... de criar um monte de empresas (essas empresas de direitos humanos são lucrativas, né?), um monte de brigas... nesse problema (ou programa, talvez. Ficou difícil). Agora, eu acho o seguinte: desse ponto de vista exclusivo... das... das... ah... aaah... ele num... das, das... dos direitos humanos, do ponto de vista dos direitos humanos... eu vou dizer uma coisa procê... é...

ROBERTO NONATO: Ô, Lucia... A gente vai tentar refazer o contato pra voltar daqui a pouco em melhores condições... (sobriedade seria uma melhor condição?)

LUCIA HIPPOLITO: Éééé... esse... o telefone tá... táp... tá tá piscando (que lindo!)... tá... ele tá cortando a linha... ele tá... por favor... (a voz some)

ROBERTO NONATO: Tá, ok (tipo: "aham, claro, tá"). Só um instantinho, por favor. Seis horas e trinta e oito minutos, daqui a pouco a gente volta com ou...

Meus sinceros agradecimentos ao Azenha e ao Vermelho pela divulgação desse maravilhoso vídeo, e, especialmente, à Professora Lucia, por finalmente me fazer entender os perigos do álcool a razão de tantas controvérsias.

2 comentários:

  1. Impressionante, não? Já procurei o nome da "pesquisadora" Lúcia Hipólito na Plataforma Lattes do CNPq e não encontrei nada. Nenhuma referência, acredita? Essa entrevista dela para a CBN é exemplar da irresponsabilidade de um certo jornalismo de oposição. E ainda mata a gente de rir!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Bel. Na verdade servir de piada foi a primeira coisa útil que a ilustre pesquisadora já fez. Pena que, junto a ela, tantos outros "jornalistas" continuam prestando um enorme desserviço à população.
    É desanimador!

    ResponderExcluir