sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Uma escolha pela vida e para a vida

Este texto é o primeiro de uma série.

Quem me conhece direito sabe que uma das coisas que mais faço é pesquisar. Sempre que resolvo comprar um produto, contratar um serviço ou conhecer um lugar, realizo profícuas buscas, especialmente na internet, a fim de fazer as melhores escolhas possíveis.

Assim foi com meu forno elétrico, meu aspirador de pó, minha máquina de fazer pão, minha cama, minha máquina de lavar/secar roupas, meu secador de cabelo e tudo mais. Analisei características diversas, marca, potência, garantia, assistência técnica, preço, condições de pagamento oferecidas pelas lojas. Avaliei reclamações de outros consumidores, conversei com gente que já tinha o produto.

Antes da viagem surpresa que dei de presente de dia dos namorados para o meu amor, pesquisei tudo que pude sobre Salvador. Conversei com pessoas que vivem lá - conhecidas ou não, nativas ou não. Elaborei uma lista de todos os locais que poderíamos conhecer durante nossa curta - porém feliz - estadia. Antes de ir, comparei preços e visitei sites de dezenas de hotéis e pousadas. Logicamente, também pesquisei muito antes de comprar as passagens aéreas (com meses de antecedência).

A maior parte das minhas amplas pesquisas acaba virando planilhas no Excel, ou, no mínimo, uma série de anotações e listas para organizar as informações colhidas no processo. De vez em quando algum amigo me pede uma dica sobre algo que conheço e se surpreende ao receber um guia de compras/serviços/viagem.

Outras pessoas também me encaminham e-mails perguntando se a informação contida neles é verdadeira, porque eu sempre descubro. Hoax, lendas virtuais e golpes ou promoções, concursos e pedidos reais de doações de instituições sérias? Até hoje não me enganei.

Digo isso tudo somente por dois motivos. O primeiro é que, se você estiver pensando em comprar alguma coisa ou contratar um serviço, mas não sabe como escolher, ou ainda pretende visitar um lugar que eu conheço e gostaria de saber o que há para se fazer por lá (ou por aqui), pode perguntar pra mim. Talvez eu já tenha a pesquisa toda prontinha.

O segundo é só para você saber que eu procuro, cada vez mais, fazer escolhas conscientes. Talvez minhas razões não sejam válidas para outras pessoas, mas fazem sentido para mim. Sabendo disso, você pode concluir que não foi à toa que, há duas semanas, eu tomei uma das decisões mais importantes da minha vida: adotar a filosofia vegana.

Vindo de alguém que até pouco tempo pedia o bife mal-passado-quase-cru e usava botas de couro, resolver nunca mais consumir qualquer produto de origem animal - não só carne, leite, ovos e mel, mas também couro, lã, peles - nem comprar de empresas que fazem testes em animais, pode parecer uma mudança radical. Mas é simples resultado, mais uma vez, de muita pesquisa. 

Após abrir meus olhos para uma realidade que eu ignorava, optar pelo veganismo foi um imperativo de consciência. E não passa um dia sequer sem que eu sinta os benefícios crescentes dessa opção de vida, sem que uma sensação de felicidade e harmonia tome conta do meu ser. Os obstáculos - especialmente o preconceito e a ignorância - são ínfimos quando comparados à plena convicção de uma escolha correta.

Se quiser saber mais, continue acompanhando. ;)
Beijos

(continua)

2 comentários:

  1. Oksana, estou encantada com essa mudança, aparentemente radical, por que vc vem passando. Admiro esse jeito de refletir, de organizar a vida, de decidir o tipo de mudança que vai operar transformações no seu jeito de ver o mundo e se modificar internamente por causa dele. Continuarei acompanhando, com muito prazer. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bel, adorei o carinho do seu comentário!
    É muito bom saber que há pessoas com sensibilidade para perceber que o efeito maior das verdadeiras transformações não é o que ocorre sobre as aparências ou mesmo sobre as condutas, mas aqueles que se operam no âmago do ser! E dali irradiam-se para as outras esferas...
    Muito bom tê-la por aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir