terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mudar faz bem?

Uma frase bastante popular - cuja autoria desconheço - diz que se você fizer o que sempre fez, terá o que sempre teve. Alguma coisa faz mais sentido que isso?

A maior parte das pessoas que eu ouço reclamar da vida continua fazendo tudo exatamente igual todos os dias. E suas reações diante de quem faz algo de diferente transitam entre o ceticismo e o espanto, passando pelo desdém e pelo escárnio.

Pergunto-me se tais manifestações não seriam reflexo do que sentem em relação a sua própria falta de coragem, disposição e força de vontade para promover as mudanças de que necessitam.

Mudar (para melhor) faz bem para quem muda. Mas ao que tudo indica a mudança alheia faz um mal danado para quem sofre de inveja, estagnação ou simples aversão ao que não consegue compreender. A boa notícia é que esse mal tem cura.

Tratamento recomendado: pílula vermelha.
Posologia: dose única.
Possíveis efeitos colaterais: incapacidade de voltar a adormecer a consciência que desperta, inevitável sentimento de exclusão social, desilusão como caminho intermediário entre a ilusão e a realidade e, por fim, a estranha sensação de que estar em paz consigo mesmo supera todas as aparentes dificuldades do caminho.

E aí? Alguém se habilita?

3 comentários:

  1. Então, é isto mesmo! Mudanças positivas sempre fazem bem.
    Embora a maioria da humanidade permaneça dormindo, em berço nem sempre esplêndido...
    A vida muda, o mundo muda, invariavelmente todos os dias!

    bjo

    ResponderExcluir
  2. sim, mudar faz muito bem, e a rotina costuma nos deixar cada vez mais paralisados com o conhecido. seu blog tem me inspirado muito, viu? :)

    ResponderExcluir
  3. Isso aí, Dona Arteira, bom tê-la por perto, sempre!

    Rafaela, que boa notícia! Espero que minhas experiências possam mesmo trazer cada vez mais inspirações! Grata pelo comentário e pelo carinho! :)

    ResponderExcluir