sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O caminho ao seu lado

Desconsiderando a hipótese do masoquismo e todas as possíveis formas de busca (consciente ou não) pelo sofrimento, creio que existam dois jeitos para uma pessoa obter êxito em seus propósitos: só ou em boa companhia.

A pessoa desacompanhada administra com exclusividade seus próprios desígnios. Presta satisfações apenas e tão somente a sua vontade e a sua consciência (ou à falta delas). 

A independência absoluta não é feita só de alegrias, porém. O ser humano, por natureza, refugia-se na companhia dos outros. Somos criaturas essencialmente sociais. E assim, fazem falta ouvidos atentos aos nossos desabafos. Carecemos de apoio para nossos projetos, de refrigério a nossos lamentos e de aplausos a nossas conquistas. 

De qualquer forma, por mais que incomode, a carência não será empecilho insuperável para quem tiver firmeza em seus objetivos. Certamente grandes feitos podem ser obra de quem não tem companhia melhor do que seus próprios sonhos. 

Hoje quero falar, contudo, da experiência de ter ao lado o melhor dos companheiros. Nenhum desafio parece ser maior que minha capacidade de vencê-lo, porque conto com o seu apoio. Nenhuma de minhas intenções é tratada com desdém. Eu posso manifestar o desejo de comer penne ao pesto no jantar ou de colocar meus pés sobre a superfície da lua; meu amor jamais me dirá que é impossível ou que é tolice. Antes, perguntará como pretendo fazê-lo e no que ele pode ser útil.

Não é só com o entusiasmo dele pelos meus potenciais triunfos que eu posso contar. Ele me oferece suporte real, encara o desafio ao meu lado. E não é raro entre nós que um adote as causas do outro como suas, não só por amor, mas também pela enorme afinidade de nossos interesses.

O sucesso a dois pode parecer mais fácil, justamente por satisfazer as necessidades emocionais de conforto, apoio e reconhecimento. E é. Entretanto, é fundamental – e não muito fácil – encontrar o parceiro certo.

Não basta ser alguém que esteja ao seu lado fisicamente, ocupando lugar no espaço. É preciso ser mais que uma companhia. Claro que para algumas pessoas pode ser suficiente alguém que simplesmente esteja por perto. Para mim, sorte maior é alguém que compartilha dos meus objetivos. Que não está ali por acaso ou falta de opção, mas tem uma razão (ou mais) para seguir na mesma direção que eu. 

Tenho certeza de que nunca na minha vida adulta eu sorri tanto como faço vivendo com meu amor (talvez quando bebê eu também acordasse sorrindo). Deve ser porque os sonhos jamais pareceram tão palpáveis. como agora. Ou, dizendo de outra forma: nunca antes dele a realidade chegou perto de superar minhas fantasias. E ao seu lado eu sempre sinto que vale a pena abrir meus olhos pela manhã.

Delícia, parabéns para nozes por esses dois primeiros meses em nosso lar-doce-lar! E grata por você existir! Amo você.

3 comentários:

  1. Que bom essa fase inspirada!! Vários textos :) Muita felicidade para vocês!

    ResponderExcluir
  2. Ouuunnnn... que coisa mais linda!! Nada piegas, mas tão romântico! Adorei!!! Penso assim tbm. E sempre digo que não quero ao meu lado alguém que diga que me ame o tempo todo, mas alguém que demonstre. Ser parceiro é uma das formas mais lindas de se fazer isso.

    Felicidades!!

    ResponderExcluir
  3. Grata, Mariana! Desejo o mesmo pra você! Muita felicidade e inspiração! ;)


    Natasha, palavras são só um dos muitos jeitos de demonstrar amor, né? Ações são muito mais marcantes. Desejo a mesma felicidade pra você!

    ResponderExcluir