sexta-feira, 12 de março de 2010

Voo livre*

Eu não sei em que lugar do globo terrestre você, prezado leitor, encontra-se nesse momento. Segundo meu serviço de informações do blog, há acessos provenientes do Japão, de Angola, da Grécia, da França, da Espanha, da Rússia, de Portugal, dos Estados Unidos... Aqui no Brasil, tem gente de Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Quatro Barras, Paulínia, Volta Redonda, Arapongas, Bauru, Belo Horizonte e outras cidades.

O que sei é que o dia de hoje amanheceu maravilhoso em Curitiba. Céu azul e limpo, o sol brilhando, as flores da minha casa e do meu jardim radiantes. Não posso deixar de imaginar que seja meu presente de aniversário, e sorrio agradecida para o universo.

Ontem recebi um comentário maravilhoso aqui no blog de uma pessoa que me é muito querida. Um ser especial, daqueles que, ainda que os caminhos da vida conduzam para outros rumos, continuam sempre em nosso coração. Como ela, mesmo de longe, teve a sensibilidade de interpretar com maestria como venho me sentindo, transcrevo aqui as palavras dela:

"Oki, minha amiga que já foi 'Okinsana' e agora realmente revela uma grande transformação nestas linhas que acabo de ler, cheias de inspiração! Estava eu aqui, entediada, cheia de coisas para fazer, mas querendo fazer nada e resolvi entrar no "quem no cosmos?", já que faz décadas que não tenho notícias suas e nem sei mais onde te achar. Fui então surpreendida com o seu novo blog, cheio de amor, de buscas e encontros, notícias felizes e amadurecimento. Nossa, fiquei até com lágrima nos olhos, sabia? Sei lá por qual motivo, o cosmos me presenteou com um grande carinho por você. Jamais vou esquecer das nossas conversas na cantina da faculdade, das risadas que demos e das experiências que trocamos. Tenho aqui que confessar que sempre achei que você se escondia atrás de uma figurinha ácida, com medo de ser magoada, por, na verdade, ser de outro sabor. E hoje, com muita, muita alegria (mesmo!) descubro que você se permitiu ser doce e está colhendo toda a maravilha de ser você. Ai, ai... que linda... Vou continuar te admirando, mesmo que de longe tá?! beijos saudosos". (Camila Garcia Bicalho Andreoli)

Se quando escrevi as linhas às quais a Cami se referiu, eu estava abrindo as asas, hoje estou em pleno voo. Sabe aqueles momentos na vida em que as coisas finalmente começam a fazer sentido? Em que você faz escolhas acertadas seguindo sua inteligência, sua intuição e sua experiência? Em que você começa a colher os frutos dos seus esforços e sente uma grande satisfação com essa colheita? E ainda assim, não perde a determinação para alcançar novas vitórias? Se não conhece essa sensação, torço intensamente para que a descubra logo.

Há um tempo aprendi a valorizar mais as coisas certas (para mim). Agora sei que o que realmente me faz feliz não são as conquistas padronizadas que a sociedade ensina como sinônimo de sucesso: posição social, bens materiais, altos salários, poder, fama, títulos acadêmicos.

Poucas pessoas sabem dar o devido valor aos progressos mais difíceis de se realizar: mudar um padrão de comportamento, abandonar um preconceito, quebrar um paradigma, livrar-se de um vício, aprender a respeitar a vida (a própria e a dos demais)... Há muitas pessoas doutoradas nas mais diversas áreas da ciência que são incapazes de um gesto de solidariedade, de carinho, de compreensão e mesmo de liberdade. A verdadeira liberdade de ser quem é, sem ter que atender aos desígnios impostos por um conjunto de regras - religiosas, sociais ou morais - que não fazem sentido, que não ressoam no âmago do ser.

O poeta romano Juvenal, em resposta à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar da vida, escreveu*:

"Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são. Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte, que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza, que suporte qualquer tipo de labores, desconheça a ira, nada cobice e creia mais nos labores selvagens de Hércules do que nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental. Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio: certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude".

Sit mens sana in corpore sano.

Hoje não sou mais "okinsana". Ok? Sana.

Feliz aniversário para mim!


* Essa é a primeira vez que escrevo a palavra "voo" conforme o novo acordo ortográfico (sem acento circunflexo no primeiro "o"), e devo dizer que isso é ainda mais horrível que "ideia" sem acento e "linguiça" sem trema.
* Tradução livre obtida na Wikipedia.

7 comentários:

  1. Fica aqui um comentário com lágrimas no teclado! Ganhei, neste dia ensolarado, a maior demonstração virtual de carinho da minha vida! Tenha sempre a certeza de que meus pensamentos estão junto aos seus, pelo grande carinho que tenho pela, agora, Oki, sana e vegana!

    ResponderExcluir
  2. A demonstração pode ser virtual, mas o carinho é super real, Camilinda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. No teu aniversário do ano passado, você também fez um post sobre essa data. E eu tinha achado aquele texto meio triste, sem motivação... Quanta diferença para este, viu? Você já comparou?

    Felicidades!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!! Sou uma das leitoras (de SP) que sempre passa por aqui, adora os textos, mas nunca deixa um comentário.. o tempo é curto, mas nunca deixo de visitar! Parabéns pelo dom de escrever, adoro! bjo

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Natasha, realmente o momento que estou vivendo não tem como ser comparado ao passado. Estou cada dia mais feliz e motivada! É muito legal compartilhar isso com as pessoas, porque quem eventualmente não se encontra numa fase das melhores pode ver que realmente é possível dar um sentido maior para a vida e encontrar a felicidade dentro de si!

    Mariana, muito obrigada por se manifestar, mesmo que seja só de vez em quando!

    Beijos, meninas!

    ResponderExcluir
  7. Que bom ver isso... Fazer aniversário é mesmo renascer, renovar a capacidade de alçar novos e longos voos. Parabéns!

    ResponderExcluir