sexta-feira, 29 de julho de 2011

Das coisas que aprendo dançando


Ao assistir a um espetáculo de dança, são raras as pessoas que pensam em todo o trabalho por trás dos bastidores. Exceto aquelas diretamente envolvidas com a produção, ou que também trabalham na área artística, o público em geral nota somente o que os sentidos da visão e da audição lhe permitem: a sintonia e a sincronia entre as bailarinas e os bailarinos, a beleza dos trajes, o cenário, a iluminação, a música. A leveza dos gestos, a precisão dos movimentos.

Para que tudo isso possa acontecer, no entanto, é necessário um longo e árduo trabalho de alguém. Dias e noites dedicados ao planejamento e à execução de cada passo a ser dado no palco. Alguém que escolhe cada música, desenha com cuidado cada coreografia, lembrando detalhes como a altura de cada bailarina, a fim de definir a posição ideal de todas na apresentação.

Alguém que ensina cada movimento, que observa atentamente os ensaios repetidos à exaustão e corrige os erros com carinho. Alguém que não cobra um centavo pelos finais de semana e dias extras de trabalho para que tudo saia como esperado. Alguém que exige de si a perfeição e não poupa esforços para atingir o resultado almejado. Alguém que continua sempre estudando e aprendendo mais, para poder ensinar o melhor a seus alunos. Alguém que sempre tanta relevar, mas às vezes sofre com a falta de comprometimento de algumas pessoas. Alguém que sabe que é impossível agradar a todos, mas ainda assim se empenha para isso. Alguém que pode perder o sono, pode perder a voz, mas não perde a vontade de continuar.

Pode parecer que o objetivo desse trabalho seja simplesmente produzir um belo espetáculo, receber aplausos efusivos da plateia e uma série de elogios. Mas a verdade é que o resultado é visto no dia-a-dia: as doses de alegria acrescentadas à vida de muitas pessoas, o desenvolvimento pessoal de cada aluno, a superação de obstáculos, a certeza de que a dedicação, a perseverança e o amor são os ingredientes exatos para o sucesso.

Dedicar-se significa se entregar, oferecer seu tempo, seu esforço, desprender-se de si mesmo em favor do grupo, lembrando que cada um depende de todos, e todos dependem de cada um. Perseverar é resistir diante das dificuldades, e também ter a constância e a paciência necessárias para chegar a um propósito, pois nada se aprende sem tempo e esforço. E o amor é o entusiasmo, a força motriz, a energia que estimula a fazer tudo isso com um sorriso nos lábios. Essas coisas não se ensinam com palavras, mas o aluno atento aprende pelo exemplo do mestre.

Quando as cortinas se abrem, a música começa a tocar e a magia acontece sobre o palco, poucos são os olhos capazes de enxergar todo esse trabalho. Por isso, nunca é demais expressar o reconhecimento e a gratidão por alguém que segue tornando sonhos possíveis.

Shara, esse troféu é pra você!

Um comentário: