sexta-feira, 29 de julho de 2011

Das coisas que aprendo dançando


Ao assistir a um espetáculo de dança, são raras as pessoas que pensam em todo o trabalho por trás dos bastidores. Exceto aquelas diretamente envolvidas com a produção, ou que também trabalham na área artística, o público em geral nota somente o que os sentidos da visão e da audição lhe permitem: a sintonia e a sincronia entre as bailarinas e os bailarinos, a beleza dos trajes, o cenário, a iluminação, a música. A leveza dos gestos, a precisão dos movimentos.

Para que tudo isso possa acontecer, no entanto, é necessário um longo e árduo trabalho de alguém. Dias e noites dedicados ao planejamento e à execução de cada passo a ser dado no palco. Alguém que escolhe cada música, desenha com cuidado cada coreografia, lembrando detalhes como a altura de cada bailarina, a fim de definir a posição ideal de todas na apresentação.

Alguém que ensina cada movimento, que observa atentamente os ensaios repetidos à exaustão e corrige os erros com carinho. Alguém que não cobra um centavo pelos finais de semana e dias extras de trabalho para que tudo saia como esperado. Alguém que exige de si a perfeição e não poupa esforços para atingir o resultado almejado. Alguém que continua sempre estudando e aprendendo mais, para poder ensinar o melhor a seus alunos. Alguém que sempre tanta relevar, mas às vezes sofre com a falta de comprometimento de algumas pessoas. Alguém que sabe que é impossível agradar a todos, mas ainda assim se empenha para isso. Alguém que pode perder o sono, pode perder a voz, mas não perde a vontade de continuar.

Pode parecer que o objetivo desse trabalho seja simplesmente produzir um belo espetáculo, receber aplausos efusivos da plateia e uma série de elogios. Mas a verdade é que o resultado é visto no dia-a-dia: as doses de alegria acrescentadas à vida de muitas pessoas, o desenvolvimento pessoal de cada aluno, a superação de obstáculos, a certeza de que a dedicação, a perseverança e o amor são os ingredientes exatos para o sucesso.

Dedicar-se significa se entregar, oferecer seu tempo, seu esforço, desprender-se de si mesmo em favor do grupo, lembrando que cada um depende de todos, e todos dependem de cada um. Perseverar é resistir diante das dificuldades, e também ter a constância e a paciência necessárias para chegar a um propósito, pois nada se aprende sem tempo e esforço. E o amor é o entusiasmo, a força motriz, a energia que estimula a fazer tudo isso com um sorriso nos lábios. Essas coisas não se ensinam com palavras, mas o aluno atento aprende pelo exemplo do mestre.

Quando as cortinas se abrem, a música começa a tocar e a magia acontece sobre o palco, poucos são os olhos capazes de enxergar todo esse trabalho. Por isso, nunca é demais expressar o reconhecimento e a gratidão por alguém que segue tornando sonhos possíveis.

Shara, esse troféu é pra você!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cada coisa em seu lugar

Quem é ou foi noiva sabe como é: a gente só pensa no casamento e só quer falar sobre isso. Mas eu sei que essa conversa monotemática pode ser bastante enfadonha para muitas pessoas (praticamente todas que não são ou foram noivas), então resolvi criar um espaço somente para isso: Mr. and Mrs. Guerra.

Para falar não só do MEU casamento, mas de dicas em geral, coisas lindas que vejo por aí, enfim, tudo que tem a ver com o tema - amor, união, relacionamento, matrimônio, decoração, festa, cerimônia, noivado etc.

Se gostar da ideia, visite

Beijos

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Podemos ser amigos se...

Você se emociona lendo (e/ou ouvindo) isso:

Eu também canto a América (Lansgton Hughes)

Eu também canto a América.

Eu sou o irmão mais escuro.
Eles me mandam comer na cozinha
Quando alguém chega.
Mas eu rio
E como bem
E cresço forte.

Amanhã,
Quando alguém chegar,
Comerei à mesa.
Então ninguém se atreverá a me dizer
"Coma na cozinha".

Além disso,
Verão como sou bonito
E terão vergonha.

Eu também sou a América.


I, Too, Sing America


I, too, sing America.

I am the darker brother.
They send me to eat in the kitchen
When company comes,
But I laugh,
And eat well,
And grow strong.

Tomorrow,
I'll be at the table
When company comes.
Nobody'll dare
Say to me
"Eat in the kitchen",
Then.

Besides,
They'll see how beautiful I am
And be ashamed -

I, too, am America.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

OBRIGADA POR ME ENCAMINHAR MAIS UMA CORRENTE

Se você também se irrita com as malditas correntes enviadas por e-mail, sabe como é. Você recebe uma, identifica logo pelo título, apaga sem ler. Recebe outra, vê do que se trata, suspira, deleta. Recebe mais uma, bufa, apaga. Recebe mais outra, xinga o cretino que acreditou naquela merda e resolveu te mandar, apaga. Recebe uma que começa assim: "não acredito, mas, na dúvida, né?". Mentaliza uma bola laranja de lava e  fogo e a atira mentalmente na cara do IDIOTA que escreveu isso.

Hoje eu recebi TRÊS. Uma sobre o miraculoso mês de julho com 3 sextas-feiras, 3 sábados e 3 domingos. Abaixo a mensagem com meus comentários ao lado em verde:

"Este ano, Julho terá 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos Que loucura, gente!
 
Isto acontece uma vez a cada 823 anos. Estes anos são conhecidos como 'money 
bags'. Até imagino o pessoal lá no ano de 1188, no tempo das Cruzadas, de repente alguém para tudo e grita: "Genteeem, estamos num ano 'money bag', espalhem a notícia e ficaremos ricos!"
 
Passe para 8 boas pessoas e o dinheiro aparecerá em 4 dias, baseado no Fengshui 
chinês.Veja que a mensagem não cria falsas esperanças, ela diz que "o dinheiro aparecerá em 4 dias", mas em momento algum diz que será na sua conta ou no seu bolso. Pode muito bem ser seu chefe te mandando pagar um boleto no banco. E me conta aí, que outra nacionalidade o Feng Shui tem além da chinesa?
 
Quem parar não recebe, diz a lenda!
Mais uma vez reporto-me a 823 anos atrás. Pensa bem, pode ser que sua família seja pobre por isso. Seu tatatatatatatataravô recebeu essa mensagem e jogou no lixo, aquele irresponsável.


Bom, não custa tentar ...." Clássica frase de corrente. "Não custa tentar, né, no máximo perco uma amizade".

Interessante que, segundo o calendário, esse "fantástico fenômeno" se repetirá daqui a 5 anos! Sim, você não precisará viver mais 823 anos pra ver um mês de julho com 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos de novo. Se o mundo não acabar em 2012, relaxe, teremos outro money bag em 2016. Ufa!

Somente no ano corrente, há 7 (SETE) meses (MAIS QUE A METADE, PRA QUEM É RUIM DE MATEMÁTICA QUI NEM QUI EU) em que três dias da semana se repetem cinco vezes. Até agora já foram quatro: janeiro, março, maio e julho. Em cada um deles recebi uma mensagem como essa acima, adaptada ao mês em questão. Que eu saiba, nenhum dos remetentes de tais mensagens ficou rico. Não é surpreendente? No ano do money bag, as pessoas conseguem apenas encher o meu patience bag.

Ainda hoje recebi outra mensagem. Dizia para observar atentamente uma foto (QUE NÃO É UMA FOTO, É SÓ UM DESENHO, OU SEI LÁ, UMA MONTAGEM TOSCA BY MESTRES DO PAINT. PRA QUEM DESCONHECE A DIFERENÇA, VAI LÁ NO GUIA DOS PREGUIÇOSOS E VÊ A DEFINIÇÃO DE FOTOGRAFIA, OK?) e repassar para 8 amigos em 13 dias. Segue a mensagem e meus comentários ao lado, agora em azul pra variar:

"O Presidente da Argentina recebeu esta foto e a considerou lixo. Em 8 dias o seu filho morreu. A tolinha da Zulema acha que o filho morreu num atentado, mas nós sabemos que foi porque Menen não repassou a foto milagrosa.
 
Um homem recebeu esta foto e a encaminhou imediatamente. Surpreendentemente, ele ganhou na loteria. 
Foi a primeira vez que alguém ganhou "surpreendentemente" na loteria. Todos os outros ganhadores de loteria não se surpreenderam.


Alberto Martinez recebeu esta foto, a entregou à sua secretária para que encaminhasse cópias, mas se esqueceu de remetê-las. Ela ficou desempregada e perdeu a família. Então já sabe, se não quer correr risco de uma tragédia, mas também não quer queimar a cara com os amigos mandando uma corrente idiota, peça pro inútil do seu estagiário. Se ele não fizer, não é você que vai se ferrar.


Esta foto é milagrosa e sagrada, não se esqueça de encaminhá-la a 20 pessoas, dentro de 13 dias. 
Não se esqueça de encaminhá-la e terá uma grande surpresa!" Por acaso eu já disse para não esquecer de encaminhá-la? Ah, e não esqueça de encaminhá-la.

Bem, o legal é que uma amiga super querida encaminhou essa bosta mensagem para mim e mais outros 19 felizardos. Naturalmente, não em cópia oculta. Assim, um de seus amigos inteligentes que eu nem conheço encaminhou NOVAMENTE para mim, acrescentando mais uns 63 contatos (esse ficou com muito medo da foto mágica e preferiu pecar pelo excesso).

Saldo do dia: fui amaldiçoada três vezes numa segunda-feira por não encaminhar essas malditas correntes; 859 desconhecidos agora têm meu endereço de e-mail para o envio de futuras correntes; e perdi meia hora de vida escrevendo uma nova corrente que enviei pra toda essa gente e compartilho agora com vocês:


EXAMINEM AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO:

ESSA FRASE TEM PODER: QUEM ME REPASSAR MAIS UMA MALDITA CORRENTE DO INFERNO FICARÁ INSTANTANEAMENTE OBESO, BANGUELA, CORCUNDA, IMPOTENTE, SUA CARA ENCHERÁ DE ESPINHAS E SUA GENITÁLIA DE VERRUGAS, PERDERÁ TODO SEU DINHEIRO, TERÁ BAFO, FRIEIRA, CHULÉ, CC. CASO VOCÊ JÁ SEJA OBESO, BANGUELA, CORCUNDA, IMPOTENTE, CHEIO DE ESPINHAS NA CARA E VERRUGAS GENITAIS, POBRE, BAFENTO, CHULEZENTO E FEDIDO, NÃO PENSE QUE ESTARÁ LIVRE DA MALDIÇÃO, POIS NÃO HÁ NADA TÃO RUIM QUE NÃO POSSA FICAR PIOR.

A DILMA ERA TOP MODEL ANTES DE ME ENVIAR UMA CORRENTE DIZENDO QUE MEU AMOR ME LIGARIA ÀS 23H15 SE EU REPASSASSE UM E-MAIL PARA 587 PESSOAS EM 30 SEGUNDOS, VEJAM COMO ELA FICOU. 

TIÃO MACALÉ TINHA TODOS OS DENTES ANTES DE ME ENCAMINHAR UMA CORRENTE EM PPS ESCRITA PELO PRÓPRIO DALAI LAMA NUM MOMENTO DE DESOCUPAÇÃO. 

BRITNEY SPEARS, LINDSEY LOHAN E PARIS HILTON ME ENVIARAM CORRENTES DE ORAÇÕES DIZENDO QUE JESUS NÃO VAI MAIS ME AMAR SE EU NÃO REPASSAR PARA TODOS OS MEUS CONTATOS E FORAM PARAR NA CADEIA E NA REABILITAÇÃO. 

AMY WINEHOUSE ERA UMA BOA MOÇA ANTES DE ME ENVIAR UMA CORRENTE SOBRE UMA MENININHA COM CÂNCER NO CÉREBRO QUE TEM 3 ANOS DE IDADE DESDE 1993. 

LADY GAGA ERA HOMEM ANTES DE ME REPASSAR UM E-MAIL DIZENDO QUE EU IA GANHAR UM LAP TOP NA FAIXA DA MICROSOFT. 

RONALDO AINDA ERA O FENÔMENO QUANDO ME MANDOU UM E-MAIL DIZENDO PRA EU OLHAR UMA FOTO COM ATENÇÃO (NÃO ERA NEM UMA FOTO, ERA UM DESENHO! FIQUEI DE CARA). DEPOIS DE CLICAR EM ENCAMINHAR E MANDAR ISSO PRA MIM, FICOU GORDO E FOI PEGO COM TRAVESTIS.

MICHAEL JACKSON DUVIDOU DA FRASE DE PODER E ME ENCAMINHOU UMA CORRENTE DIZENDO QUE A AOL ME DARIA DINHEIRO PARA CADA E-MAIL REPASSADO. VOCÊS VIRAM O QUE ACONTECEU.


GISELE BUNDCHEN, ANGELINA JOLIE, BRAD PITT, DONALD TRUMP E BILL GATES NUNCA ME ENCAMINHARAM CORRENTES, VEJAM COMO ESTÃO. MARK ZUCKERBERG NÃO ME ENCAMINHOU UMA CORRENTE UM DIA ANTES DE CRIAR O FACEBOOK. STEVE JOBS RECEBEU UMA CORRENTE, NÃO ENCAMINHOU PARA MIM E UMA SEMANA DEPOIS FUNDOU A APPLE JUNTO COM STEVE WOZNIAK.


AS CORRENTES SERVEM APENAS PARA SPAMMERS OPORTUNISTAS SE APROPRIAREM DE TODOS OS CONTATOS DA SUA LISTA PARA ENVIAREM E-MAILS NÃO SOLICITADOS COMO, POR EXEMPLO, OS MALDITOS E-MAILS DE PENIS ENLARGEMENT E VIAGRA, ENVIADOS INDISCRIMINADAMENTE PARA PESSOAS QUE NEM SEQUER TÊM PÊNIS. 

E É SUPER FÁCIL CONSEGUIR E-MAILS DESSA MANEIRA, PORQUE QUEM TEM A BONDADE NO CORAÇÃO DE ENCAMINHAR CORRENTES NÃO TEM A SIMPLES IDEIA DE COLOCAR OS E-MAILS EM CÓPIA OCULTA!!! OBRIGADA, GENTE! MUITO LEGAL! ♥ AMEEEEI! ♥

ATÉ HOJE NÃO VI UM RICO PASSANDO CORRENTE. MAS SE VOCÊS FAZEM QUESTÃO DE SE ILUDIR COM ESSA M..., POR GENTILEZA,

NÃO MANDEM PARA MIM! 
GRATA!
BEIJO, OUTRO, TCHAU.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Hoje eu vi passarinho verde...

Foto daqui

"A expressão "viu passarinho verde" é empregada para aqueles que, sem motivo aparente, demonstram muita alegria. O verde é a cor da esperança e da paz. Mas o que o passarinho tem a ver com isso? De acordo com o folclorista Luís da Câmara Cascudo, no livro Locuções Tradicionais no Brasil, a tal ave era o periquito, muito usado para levar no bico mensagens trocadas por casais. Assim, avistar esse animal seria "identificar o alado pajem confidencial dos segredos". Há ainda uma lenda do século 19, segundo a qual as moças avisavam seus namorados do envio de cartas de amor colocando um periquito perto da grade da janela." (Fonte: Guia do Estudante)

Eu e o Dé não precisamos usar animais para trocar mensagens de amor. As declarações são feitas ao vivo, pelo menos três vezes ao dia (ao acordar, as se despedir para ir ao trabalho, antes de dormir). Eventualmente, utilizamos um e-mail, um SMS. Cartões nas datas especiais. 

Nesse sentido, então, vivo "vendo passarinho verde". Nunca faltam motivos para sorrir.

Hoje pela manhã tive uma consulta médica com uma gastro. O Dé me deixou lá e foi de carro até nosso estacionamento. Como o consultório é pertinho do escritório (umas 5 ou 6 quadras), fui caminhando até lá. Escolhi um caminho passando por ruas em que não costumo andar com frequência. Ao dobrar uma esquina, vi algumas cerejeiras carregadas de flores cor-de-rosa e - ai, que romântica - suspirei. 

Ouvi já de longe uma algazarra de passarinhos e, ao me aproximar, vi que a cerejeira maior não estava carregada somente de flores, mas também de periquitos bem verdinhos! Nunca vi tantos reunidos! Nem em vitrine de aviário, onde se vê um montão de passarinhos apinhados em gaiolas tristes. Coisa que me causa a maior depressão e sempre me faz cantar mentalmente a música do Wando: "Choooora coração... Passarinho na gaiola, feito gente  na prisão"...

A visão que tive nessa manhã não teve nada de melancólica, era só alegria. Não tinha um galho da árvore sem um passarinho gritando faceiro. Pense numa pessoa que lamentou estar sem a máquina fotográfica. Tudo que pude fazer foi ficar ali parada por uns minutinhos admirando aquela cena. E não fui a única! Mais dois transeuntes pararam para ver os bichinhos na árvore.

Não sei se aquelas pessoas estavam apaixonadas, se elas também recebem declarações de amor diárias. Mas desconfio de que ver uma cerejeira florida lotada de periquitos verdes, bem no centro da cidade, notar a cantoria de pássaros em meio ao barulho de carros, buzinas, gentes apressadas, tenha sido motivo suficiente pra deixar aquelas pessoas com um sorriso bobo alegre, igualzinho ao meu.