terça-feira, 26 de outubro de 2010

A lógica do curso de pesca

Os grandes críticos do "mero assistencialismo" costumam usar com frequência a filosofia de que "não se deve dar o peixe, mas sim ensinar a pescar". Há pessoas que acreditam na validade de proporcionar um benefício mínimo, que propicie a mera subsistência de indivíduos em situação de extrema pobreza, embora creiam também na necessidade de qualificação profissional dessas pessoas para que sejam capazes de alcançar sua independência.

Os que são contrários a essa postura não enxergam todas essas nuances: pobreza, extrema pobreza, miséria... É tudo vagabundo ou bandido. Simples assim. E é um absurdo tirar dinheiro de quem trabalha pra alimentar essa gente que, evidentemente (como disse a Sra. Burns Serra acompanhando o marido em discurso aqui em Curitiba), deixa de trabalhar e ensina seus filhos a não trabalharem, porque vale muito mais a pena ficar vadiando e receber uma quantia escandalosa do governo, que pode variar de R$ 22,00 (vinte e dois reais) até R$ 200,00 (duzentos reais) por família.

É por isso que "dar o peixe" não é solução, jamais. O único modo de oferecer ajuda real para os vagab menos favorecidos é ensinando essa gente a pescar! É mostrando para eles que é preciso deixar a preguiça de lado, arregaçar as mangas e ir à luta, como fizeram todos os ricos desse país para chegar onde hoje estão!

Se alguém estiver morrendo de fome (e isso não é um modo de dizer "com muita vontade de traçar um Big Mac", acredite se quiser, tem gente que efetivamente MORRE DE FOME), a solução é oferecer-lhe um curso rápido de capacitação em empreendedorismo. E cobrar por isso, é claro. Afinal, o "mero assistencialismo" ofende a honra e diminui a auto-estima.

O único problema dos adeptos da filosofia do curso de pesca é que eles omitem alguns detalhes básicos de seu Sistema. Em primeiro lugar, o ensino da pesca exige professores altamente capacitados, além de uma estrutura adequada e dos materiais necessários. E isso tudo tem um custo, certo? Mas não se preocupe, senhor futuro pescador, pois o custeio da sua educação na área da pesca poderá ser financiado e, após formado, você terá a chance de pagar por tudo o que recebeu, devidamente corrigido e acrescido de juros à taxa praticada no mercado. Isso, é claro, se você puder atender a todos os critérios burocráticos, oferecer garantias e tiver um bom fiador.

Você não tem uma vara de pescar? Isso não é problema. Você pode utilizar uma vara alugada. Em troca disso, de três a quatro vezes por semana você deverá trabalhar para o Sistema. Caso necessite de anzol e linha, poderá adquiri-los na loja do Sistema, em troca de parte da sua produção semanal.

Também é importante que você saiba que o Sistema detém a propriedade do lago e de toda a região ao seu redor. Por isso, para ter o direito de pescar, você deverá ceder metade dos seus peixes. E lembre-se: as minhocas que vivem nas terras de propriedade do Sistema também pertencem a ele, de modo que, para utilizá-las como isca, você compromete mais uma parte da sua pescaria.

O Sistema não quer que você seja prejudicado, levando muito tempo para se deslocar de sua residência até seu local de trabalho. Portanto, você deverá morar de aluguel numa das casas construídas pelo Sistema na região do lago.

Como a pesca vai beneficiar todos os membros da sua família, nada mais justo que pagar um tributo ao Sistema, proporcional à quantidade de pessoas que vivem na sua casa. Também será cobrada uma taxa referente a obras de melhoria da região do lago e manutenção do material de pesca. E caso você morra, seus filhos deverão pagar uma tarifa de manutenção do direito de pesca.

Talvez seja difícil entender o motivo de tanta benevolência. Explico: o Sistema é orientado por princípios cristãos. A propósito, já ia esquecendo: 10% da sua produção será destinada à Igreja, ok?

É claro que o Sistema, dessa forma, oferece oportunidades reais de desenvolvimento pessoal. O que torna imprescindível a cobrança de uma taxa pela geração de honra e auto-estima.

E não se esqueça: se ao final do mês não sobrar nada além de dívidas para com o Sistema, se seus filhos não têm acesso a educação, saúde, lazer e muitas vezes não têm o que comer e a vida parece não ter sentido, saiba que isso se deve exclusivamente à sua postura derrotista. Certamente você não está trabalhando o suficiente para melhorar de vida. Ou está gastando tudo que ganha em cachaça.

Muitas pessoas dirão que o propósito do Sistema é manter você e sua família na miséria, para que, assim, sua força de trabalho seja utilizada de forma ilimitada para manter um quinto da riqueza de todo o mundo concentrada nas mãos de um milionésimo das famílias, perpetuando um sistema de exploração. O Sistema informa que, se você acreditar nessas besteiras, sofrerá as graves consequências de se aliar a movimentos subversivos e inimigos da liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário