terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Chuchuzinho

A Dona Shirley era mãe do ex-marido da minha mãe. Eu a conheci quando tinha 11 anos de idade, e 3 anos depois ela faleceu. Apesar do pouco tempo em que esteve comigo, ela é minha referência de avó, já que a minha avó materna faleceu quando eu tinha só um aninho, e a paterna eu nunca conheci.

Era uma figura especial, minha Vó Shirley. Toda bonitona e namoradeira, nunca estava sozinha. Quando partiu dessa pra melhor, estava noiva, acredita?

Fazia questão absoluta de me apresentar pra todo mundo como "a neta mais velha". Queria porque queria que eu fosse desfilar num evento do clube que ela frequentava. Eu era uma adolescente desajeitada, com cabelo ruim, nariguda e me vestia super mal, mas aos olhos dela, eu era uma "moça linda".

Almoçávamos toda quarta-feira na casa dela. A comida, obviamente, era deliciosa. Comida de vó sempre é uma delícia. Tinha uma mania que era a maior piada na família: se você se distraísse conversando, a mineirinha vinha e recolhia o prato. "Ô, vó, tô comendo ainda!". "Ah, pensei que já tivesse acabado".

Há alguns dias foi aniversário dela, acho que no dia 10, não tenho certeza.

Mas foi hoje que eu lembrei dela, porque no restaurante que eu almoço todo dia tinha salada de chuchu. Essa iguaria mais insossa da culinária brasileira era uma maravilha quando preparada por ela. Eu não conseguia entender como o tempero dela tornava aquilo tão gostoso. Limão, sal, pimenta do reino, cheirinho verde. Minha mãe fazia em casa, não ficava igual.

Até hoje eu pego salada de chuchu sempre que tem no buffet de qualquer restaurante, ou na casa de alguém,  com a esperança de sentir de novo aquele gostinho. Nunca é tão boa.

Fiquei pensando em como simples detalhes muitas vezes marcam mais do que grandes gestos. Tenho diversas lembranças da minha querida avó, mas é uma simples salada de chuchu que me faz sorrir na fila do buffet e me deixa o maior aperto de saudades.

Um comentário:

  1. Que lindo! Lembrei da querida e linda Shirley, que saudades...A salada de chuchu, a salada de batatas, do sorriso sempre largo e farto, dos papos que tinha com ela, meu coração também ficou apertadinho de saudades!

    Bjo

    ResponderExcluir