segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O dia perfeito

Sendo hoje o dia do mundialmente celebrado São Valentim (o casamenteiro dos gringos, que deve ser brother do nosso Santo Antônio), creio que seja um bom momento para fazer o relato a seguir.

6 de janeiro de 2011. Despertamos muito cedo, por volta de 6h30 da manhã, mas o sol já ia alto. Os dias começam cedo e terminam tarde em Mendoza, Argentina. Levantamos, tomamos café da manhã e nos arrumamos em silêncio, para não acordar nossos anfitriões Alejandro e Noelia.

A previsão de chegada da van que nos conduziria pelo passeio de Alta Montaña era em torno das 8h da manhã, mas ela chegou somente depois das 8h30, porque fomos os últimos passageiros a serem apanhados. Nossa guia, Carolina, pronunciava um espanhol muito claro, de fácil compreensão.

A estrada que leva ao circuito de Alta Montaña, que acompanha o curso do Rio Mendoza,  impressiona por sua qualidade e, principalmente, pela beleza das paisagens, com a fantástica vista do Cordão de Prata. Logo que termina a linda região vitivinícola de Luján de Cuyo, chegamos à primeira parada do passeio, ainda na pré-cordilheira: Potrerillos. Trata-se de um pequeno povoado, com residências de fim-de-semana de pessoas desafortunadas de Mendoza. Dali se avista o Dique Potrerillos, um lago artificial que abastece a cidade e impressiona pelo tom de intenso azul.
Puente Histórico de Picheuta

Mais adiante, encontra-se Uspallata, uma região multicolorida, com diferentes formações montanhosas. Nesse vale mendocino foi filmado o filme Sete anos no Tibet. Após, uma parada na histórica Puente de Picheuta, que atravessa o rio gelado e cristalino de mesmo nome, onde abasteci a garrafinha de água. Após passar pelo povoado de Punta de Vacas (onde tem início uma das rotas de ascenso ao Aconcágua, la Ruta de los Polacos), paramos em Los Penitentes, onde subimos o teleférico. Uma maravilhosa vista panorâmica da região nos esperava lá em cima. 

Mirador del Aconcágua
Nesta parte do caminho, somos constantemente acompanhados pelo Aconcágua, a maior montanha do continente americano, com 6.962 metros de altitude (e crescendo um pouquinho ainda a cada ano), cuja melhor vista se tem desde o Mirador del Aconcágua. De origem quechua, a palavra Aconcágua significa "sentinela de pedra". Foi nesse lugar mágico, diante dos olhos vigilantes do gigante, que o Dé fez a maior surpresa da viagem - e talvez a maior e melhor da minha vida até hoje: ajoelhou-se diante de mim, tirou do bolso um par de alianças e me pediu em casamento.

Só me lembro de ter sentido seu coração tão acelerado uma vez antes: no dia em que me disse pela primeira vez que me amava. Meu coração acompanhava o dele, em ritmo e emoção. O pedido foi perfeito, do jeito que eu esperava, embora eu nunca tenha explicado a ele o jeito certo de me pedir em casamento. Existem coisas que uma mulher não pode explicar nem pedir a um homem, sob pena de o gesto perder seu valor. É como dizer: "por favor, compre flores para mim". Não tem a mesma graça.

Pois bem. Sempre considerei "quer casar comigo?" como uma pergunta, e não um pedido. Na adolescência vi uma peça de teatro em que um personagem dizia isso. Quando um homem deseja ter uma mulher ao seu lado por toda sua vida, ele deve pedir e não perguntar se ela quer. São coisas bem diferentes.

E apesar de eu jamais ter comentado isso com o Dé, ele acertou. Não bastasse o efeito surpresa + romance, acertou no jeito de pedir. Disse que me ama, que quer me fazer feliz por toda minha vida e pediu: "casa comigo". A resposta ao pedido era evidente, mas fiz questão de pronunciá-la, com a voz tomada de emoção: "sim, é claro que eu caso".

Daquele momento em diante, o passeio, que já era lindo, ficou ainda mais especial. Cada uma daquelas paisagens, emolduradas pelo céu azul, parecia um presente para nós. Passando a vila de Las Cuevas e antes de chegar ao túnel internacional que leva ao Chile, a van percorre uma rota que chega ao Cristo Redentor, situado a 4.000 metros de altura. 

Cerro Cristo Redentor - destaque para as alianças...
Metade do monumento encontra-se em território argentino e a outra metade em solo chileno. Foi erguido para celebrar a paz e a fraternidade entre os dois povos. Nesse local, tiramos nossa primeira foto como noivos, quase sendo carregados pelo forte vento.

Na volta, paramos na Puente del Inca, uma formação natural rochosa sobre águas termais. Ali há também diversos vendedores de artesanato, além de um restaurante onde almoçamos antes de retornar a Mendoza. 

Ao chegar, dirigimo-nos ao prédio da Prefeitura onde, justo naquela noite, haveria um evento cultural de entrada gratuita. O terraço do prédio - Terraza Jardín Mirador - oferece uma vista panorâmica da cidade, além de possuir pequenas amostras das plantas da região (daí o nome Jardín Mirador). Ali acontece, nas quintas-feiras de verão, o espetáculo, patrocinado pela Prefeitura, chamado Música y Vino en las Alturas.

X-Teléfono
Naquela noite, o show era da banda X-Teléfonode San Rafael, na província de Mendoza, que toca  flamenco-pop-rock. Muito bom, especialmente ao vivo. O vinho servido - também gratuitamente - foi um premiado e delicioso Malbec produzido na região.

Já passava das 21h quando o sol se pôs. Assistimos ao entardecer ao som de X-Teléfono, degustando um vinho maravilhoso, em meio ao simpaticíssimo e acolhedor povo mendocino. O final perfeito para um dia perfeito.

Na volta para a casa de nossos hosts, caminhamos tranquilos pelas ruas, onde muita gente celebrava ainda o Dia de Reis. Apresentações pelas ruas, pessoas conversando nas praças, crianças brincando. No ar, toda uma sensação de que a vida vale a pena. Apesar do cansaço, não pudemos ir dormir sem antes passar algum tempo conversando com nossos amigos Alejandro e Noelia, que tornaram nossos dias em Mendoza ainda mais especiais.

E assim, depois de um ano e um mês vivendo juntos, compartilhando não somente o mesmo teto, as contas, as responsabilidades, mas também a indizível felicidade de viver ao lado de quem amamos, o Dé e eu estamos noivos! E o namorido, portanto, foi promovido a noivorido.

12 comentários:

  1. Parabéns.......que seus sonhos continuem a se realizar e que esse homem seja sempre perfeito prá vc.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  2. Adoro!!! Linda história de amor! Continuem felizes, por muito tempo...
    Tb adoro qd vc passa aqui e deixa um comentário inspirado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acompanho seus textos desde o blog Quem no Cosmos... Morria de rir com as descrições das baladas e viagens. Agora fiquei muito feliz ao ler que está noiva. Desejo TODA felicidade para vocês! Só espero que não deixe de contar suas ótimas histórias por aqui... :)

    ResponderExcluir
  4. Muuuito obrigada pelo carinho, Bel e Mari!
    Mariana, não se preocupe que parar, eu não paro, na pior das hipóteses eu demoro um pouquinho (leia-se meses)... rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo noivado!!! Que lindo! Tão bom quando a gente não precisar ensinar como nos tratar. Tão bom quando parece que alguém encontrou nosso manual perdido por aí... =)

    Ah, sim... Adorei as fotos! Quero ver as do casamento daqui a um tempinho!

    ResponderExcluir
  6. ai ai. fiquei toda EMO lendo o relato. e adorei não somente o pedido, mas a viagem também. desejo que vcs sejam ainda MAIS felizes. sou tua fã de blog há tempos e acho q vc sabe disso ;-)

    ResponderExcluir
  7. Natasha, realmente é MUITO bom quando alguém encontra o nosso manual. Toda mulher sonha com isso. Claro que precisamos, quando necessário, abrir a boca e DIZER o que queremos, em vez de só esperar que o pobre apaixonado adivinhe nossos desejos. Mas quando eles adivinham é bom demais...
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Paula, dando continuidade ao momento EMO, muito obrigada pelos votos de felicidade, que são absolutamente recíprocos... E acho que você sabe que também somos fãs recíprocas! ;)

    ResponderExcluir
  9. Lembro nitidamente o dia em que você convidou o Dé para entrar e nos conhecer (a mim e o teu irmão), e lembro também de quando ele apertou a minha mão e pensei este é o homem que vai fazer minha filha feliz! Intuição? Sentimento de mãe? Não sei! Sei que isto sempre foi muito claro para mim. Em todas as minhas orações vocês estão presentes, agradeço primeiramente pelo privilégio de deste maravilhoso encontro, e que Deus continue iluminando e abençoando esta caminhada linda que estão trilhando juntos.
    Beijão pra vcs!

    ResponderExcluir
  10. Okiiiiiiiiiiiii!!! Parabéns pelo noivadooooo guria!!!
    Felicidades mil à vocês e que Deus abençoe sempre essa linda união de vocês!!!
    Bjão especial,
    Carolini

    ResponderExcluir
  11. Lindo!!!
    E como me arrependo de não ter parado em Uspallata, viu? Mas nem daria, Elmo estava com o pé imobilizado... =/

    =***

    ResponderExcluir