segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Maria que eu conheço bem...

Quando eu era criança, acreditava que minha mãe estava sempre certa, tinha todas as respostas, sabia de tudo. Nem mesmo a professora da escola (naquela época em que tinha uma única professora por ano) era capaz de superar a sabedoria materna.

Na adolescência, os conflitos surgiram. Adotei firmemente a certeza de que minha mãe estava sempre errada, não sabia de nada e, pior, estava sempre contra mim. Implicava com minhas amigas (mesmo sem saber que elas fumavam maconha! Pura perseguição!), não me deixava fazer o que eu queria (como ir a uma festa na segunda-feira à noite e faltar à aula na terça de manhã) e fazia exigências absurdas ("chegue na escola na hora", "estude", "lave a louça", um horror...).

Os anos passaram e eu ganhei um tantinho de maturidade. E, com ela, veio uma surpreendente realidade: minha mãe não tem todas as respostas, mas conhece algumas. Não está sempre certa, porque é humana. Mas em qualquer hipótese, ela nunca está contra mim. Parece sim uma obviedade, considerando que ela é a pessoa que me ama há mais tempo nessa vida, mas eu não fui sempre tão esperta como sou hoje. 

Hoje é aniversário da Dona Maria. Essa minha grande amiga, companheira, minha maior fã, de quem eu sou fã também. Ela que inventa receitas veganas pra eu poder comer na casa dela e sempre prepara um potinho pra eu levar um pouco pra casa. Sempre. Nem que seja um feijãozinho. "Qualquer coisa você congela".

Quando vivíamos na mesma casa, não importava a hora que eu chegasse, ela sempre inventava uma coisinha gostosa pra eu comer. Eu abria a geladeira e dizia: "ih, não tem nada". Ela ia lá e fazia a sua mágica de transformar nada em janta. Aqueles 3 tuperwares contendo 2 pedaços de brócolis, 3 colheres de sopa de milho verde e meia xícara de arroz integral viravam uma torta deliciosa. Como pode???

Ela ouve meus desabafos e me liga pra jogar conversa fora. Adotou minha cachorra quando eu saí de casa. Sempre soube, só de olhar, quando meus ex-namorados não prestavam. E adorou o Dé assim que o conheceu.

Temos nossas diferenças e também muitas semelhanças. Nunca consegui aprender o tricô e o crochê. Mas aprendi a ter um bom caráter, a prezar as boas amizades, a valorizar as pessoas pelo que são, não pelo que têm. Aprendi a gostar de cozinhar, a inventar receitas no "olhômetro" e a demonstrar afeto preparando refeições...

Consigo vê-la sob diversos aspectos. Conheço a Dra. Maria, psicóloga; conheço a Maria Arteira sempre inventando moda e criando arte; conheço a Maria engajada, que luta pelas causas em que acredita; conheço a Maria amiga fiel e zelosa; conheço a Maria que desperta paixões com seus olhos azuis... São muitas e muitas Marias numa só. Mas, por razões óbvias, a que eu conheço melhor e da qual posso falar com propriedade é a Maria mãe, de mim e do Gabriel, que ela sempre faz questão de dizer pra todo mundo que são seus dois grandes feitos nessa vida. É através dos meus olhos de filha que a admiro profundamente. 

Mãe, feliz aniversário! Parabéns por ser quem você é! Agradeço pela dádiva de ser sua filha e desejo a você saúde, sucesso, amor, paz, serenidade... E que a cada dia você encontre mais e mais motivos para ser MUITO FELIZ! Amo você!

Beijos,

Oki

4 comentários:

  1. Adorei seu texto...... sua mãe deve ser muito especial mesmo. Dê um beijo nela por mim.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  2. Então, sou euzinha a mãe homenageada e mais faceira deste planeta, (e humilde também é claro..rsrsrs). Minhas maiores realizações desta existência certamente são meus filhotes, aliás lembro que desde de menina meu maior desejo sempre foi ser mãe. Penso que realizei a contento este feito! Numa certa ocasião, uma amiga disse que perdi muito tempo me dedicando na criação dos filhos e com isto deixei de lado minha profissão. Tenho plena convicção de que o tempo que dediquei (e dedico ainda) não foi em vão e nem será. Me sinto plena e realizada ao ver os resultados da minha dedicação. Tenho a amizade fiel da minha filhota, que me leva para almoçar e depois fazemos "um tour" pelas lojas,à procura de roupas e sandálias confortáveis e bonitas (ela é a minha personal "style"). E meu filhote que em pleno domingo levanta mais cedo para lavar as janelas para me poupar, e no dia do meu aniversário me proibe de levantar até o momento em que já colocou à mesa, fez o café, esquentou minha xícara de leite, e uma fatia de bolo com uma velinha, e ainda canta parabéns! Tudo isto regado a abraços emocionados com meus filhos dizendo o que toda mãe quer ouvir: Te amo mãe!
    Sou grata a Deus por ter me proporcionado esta dádiva de ter filhos e saber conduzí-los no caminho do bem, de serem pessoas realmente felizes, e que mais que tudo isto, sabem conviver com harmonia sabendo levar alegria e felicidade nos lugares que frequentam e com quem convivem! Amo vocês acima de tudo nesta vida! E estarei sempre zelando por vocês!

    ResponderExcluir
  3. Amei essa linda homenagem! Parabéns a Maria..., por ter uns filhos maravilhosos.
    Curta muito essa preciosidade. Um dia sentirás muita saudade, de não te-la mais por perto. Então continue assim dando todo esse carinho e muitos abraços afetuosos, porque ela merece.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais linda!
    Como é bom ter filhos, melhor ainda quando são tão especiais e carinhosos.
    Parabéns!
    Abraço
    Silvia

    ResponderExcluir