terça-feira, 16 de novembro de 2010

ATENÇÃO: INTOLERÂNCIA NÃO SERÁ TOLERADA!

A resolução 51/95 da UNESCO instituiu o Dia Internacional da Tolerância, celebrado no dia 16 de novembro. A data tem o objetivo de propagar o ideal de incentivo à convivência pacífica entre pessoas de diferentes culturas, povos e crenças. 

O que me chama atenção é que, veja bem, não é o Dia Internacional do Amor ao Próximo. Não é o Dia Internacional da Amizade entre Pessoas de Opiniões Contrárias. Não é nem sequer o Dia Internacional do Respeito.

Ninguém está exigindo que sejamos pessoas de bom coração, dispostas a amar ao próximo como a nós mesmos. Não se espera que sigamos ao pé da letra as palavras de Voltaire e lutemos até a morte pelo direito alheio de dizer palavras com as quais não concordamos. Não é necessário sequer que reconheçamos publicamente que somos todos iguais e que temos os mesmos direitos. Também não se trata de aceitar comportamentos abusivos ou ilícitos, nem tampouco excessos que invadam a esfera particular dos direitos de cada um.

A tolerância que se espera é a simples aceitação, é a permissão do livre exercício de crenças, da expressão de pensamentos e opiniões. É admitir que o diferente existe e tem o direito de existir. É conter o impulso de reagir com violência ao que nos desagrada. É dizer não aos pré-conceitos e pré-julgamentos que nos impedem de conhecer a verdadeira natureza das coisas e das pessoas. É abandonar o medo que sentimos diante do desconhecido e que nos conduz à intolerância. 

É tão difícil assim? Não deveria. :(


Não me importa a sua crença
Eu quero a diferença
Que me faz te olhar
De frente

Pra falar de tolerância
E acabar com essa distância
Entre nós dois
(Ana Carolina)

2 comentários: