sexta-feira, 18 de setembro de 2009

inspire-se

não é só para compor uma canção ou escrever um texto que a inspiração parece vital. é também para fazer algo diferente no próximo final de semana. ler um livro em vez de assistir à novela essa noite. visitar um lugar inédito. conversar com um desconhecido. desejar bom dia no elevador. manter o bom humor nos dias cinzentos. experimentar uma comida de que nunca tinha ouvido falar. telefonar para a tia. suportar um trabalho difícil. estudar. buscar alternativas para a falta de grana. fazer uma coisa que nunca fez antes. aprender outra língua. descobrir o que é html. ouvir um estilo de música a que não se está habituado. entender como uma coisa funciona. ir ao médico ou ao dentista pra dar fim àquela dorzinha que incomoda há tanto tempo. escolher a roupa pra ir trabalhar. praticar um exercício. corrigir velhos vícios. abraçar uma causa. adotar hábitos saudáveis. começar um blog novo.

a inspiração é cheia de caprichos, só aparece quando quer. a uns, visita com frequência. outros parecem nunca tê-la conhecido. e ela anda sempre flertando com o interesse. por isso é tão difícil a bendita surgir quando somos obrigados a encarar uma tarefa que não nos interessa.

eu passei um tempo pensando que a inspiração havia me abandonado de vez. não me ocorria a forma como eu a teria ofendido, mas a separação soava definitiva. até que despertei.

percebi que ela me rondava o tempo todo, sem conseguir tocar meu rosto com seus longos cílios. por algum motivo eu havia me convencido de que o espaço que me cabia era diminuto e de que eu deveria empenhar meus esforços no objetivo único de me adaptar.

a capacidade de adaptação é imprescindível: graças a ela o ser humano domina o planeta e os dinossauros não passam de fósseis. mas não devemos permitir que nada tolha nosso potencial. e não há no mundo alguém mais capacitado a impedir uma pessoa de alcançar o seu máximo do que ela mesma.

então eu me desprendi dos grilhões que me separavam da realização dos meus sonhos. porque, veja bem, eu não sou simplesmente o conjunto das características e definições que me são atribuídas. mulher, filha, amiga, advogada, companheira, namorada, esposa, irmã, sobrinha, empregada, colega, madrinha, conhecida, magra, branca, divertida, pisciana. um aglomerado de termos não pode me impor limites.

frases como "é tarde demais", "é muito difícil" e, principalmente, "você não vai conseguir" não fazem o menor sentido. sejam elas ditas por mim mesma ou por qualquer outro ser vivente.

hellen keller disse que jamais se deve consentir em rastejar quando se sente um impulso de voar. voemos!

se você não sabe quem é hellen keller, não se preocupe. o próximo post será sobre ela.

seja bem-vindo!

2 comentários:

  1. que bom que tu não desistiu de postar! Adoro seu humor negro!!! rs

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm!! Estava me sentindo uma leitora órfã!

    Encontrei o "quem no cosmos" procurando no google a expressão "gato escaldado tem medo de água fria". É que eu estava passando por uma situação de medo da "água" e queria lembrar se a expressão era aquela mesmo. Fui, então, agraciada com aquele texto e, a partir dalí, não parei de ler teu blog. Estou feliz com a sensação de não-abandono! :)

    ResponderExcluir